Pesquisar por Tema:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A teoria de como nosso universo se formou

INTRODUÇÃO
Desde que o ser humano passou a observar as estrelas ele sempre se perguntou: como tudo isso começou?
Várias pessoas vem tentando através dos tempos responder a essa pergunta com teorias. Uma delas é o criacionismo baseada na Bíblia Sagrada que diz que Deus criou tudo, outra é a do Estado Estacionário criada por Fred Hoyle em 1948 que diz que o Universo se expande e cria toda a matéria e depois ele desinfla e a matéria é destruida e depois começa tudo de novo. Mas a teoria mais aceita até os dias atuais é a do Big Bang.

O BIG BANG
Edwin Hubble
Primeiramente esse nome é uma controvérsia porque ele não era Big (grande) e nem fez Bang (barulho). Era na verdade muito menor que um átomo e como ainda não existia matéria naquele momento não poderia se ouvir nenhum som. O Big Bang foi a expansão de todo o espaço finito existente que é o Universo e não uma explosão. antes de terminar o primeiro segundo do Universo foi criada muita energia, energia essa que originou toda a matéria do Universo. Essa teoria foi elaborada por Georges Lemaître, mas foi necessário séculos de estudo sobre o Universo e vários estudiosos para que essa teoria fosse completa. Como exemplos disso podem ser citados Edwin Hubble que descobriu em 1929 que as galáxias estão se afastando umas das outras, o que indica que todo o Universo está em expansão e se você regredisse muito no tempo o Universo seria um ponto minúsculo; Albert Einstein com sua teoria da Relatividade Geral para explicar como o Universo funciona (embora apenas sua teoria foi usada, pois o próprio Einstein refutava a teoria do Big Bang, ele acreditava que o Universo era estático. Einstein teve uma grande decepção em relação à essa sua crença).
Algumas outras descobertas serviram para intensificar a teoria:
    Estrutura do Universo
  • O Universo é totalmente homogêneo e isotrópico, ou seja, ele é igual em todos os lugares em quantidade de massa, volume e densidade numa escala maior que as galáxias e sua temperatura também é homogênea, indicando que ele se expandiu e toda a matéria dentro dele foi se igualando como quando você enche uma bexiga de aniversário. Se ele fosse uma explosão ele seria todo irregular. 



    Radiação Cósmica de 
    Fundo em Microondas
  • Foi encontrado por um satélite chamado WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe ou Sonda de Anisotropia de Microondas Wilkinson) a Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM). 







EXPANSÃO
A Teoria do Big Bang também diz que o Universo se expande muitíssimo rápido, mais rápido que a luz. Pelo menos nos seus estágios iniciais. Foi calculado que quando ele tinha apenas 1x10-43 segundos (menor tempo que a física permite os cientistas conseguem estudar. O espaço de tempo entre zero e 1x10-43 segundos é chamado de tempo de Planck tp)seu tamanho era de 1x10-33 centímetros e era incrivelmente quente, na classe de 1032 graus Kelvin. Um tp depois desse tempo o Universo já tinha se expandido para o tamanho de uma bola de basquete e depois para o tamanho da Terra e assim por diante até hoje. O tamanho estimado do Universo é de 93 bilhões de anos-luz, mas só podemos ver num raio de 13,7 bilhões de anos-luz. Esse fato se deve justamente ao sua expansão super rápida. Como um objeto que está, por exemplo, a 20 milhões de anos-luz de nós sua luz demora 20 milhões de anos para chegar até nós, então algo que está a 13,7 bilhões de anos luz de nós só passaremos a vê-lo a partir de agora, mas um objeto a 93 bilhões de anos luz de nós demoraria 93 bilhões de anos para vê-lo. O Universo não é tão velho assim ainda.


Mas como qualquer teoria não é perfeita, essa também tem seus problemas:
  • Ela viola a Primeira Lei da Termodinâmica em que a massa não pode ser criada nem destruída. 
  • Como seria possível que o Universo se expanda mais rápido que a luz se NADA pode ir mais rápido que ela?
Esses dois problemas pelo menos poderiam ser explicados pelo fato de que quando o Universo era muito pequeno a Relatividade Geral e as outras leis naturais ainda não existiam ou estavam muito "bagunçadas". Podendo o Universo naqueles momentos criar energia e matéria (que são praticamente a mesma coisa, mas com formas diferentes) e expandir mais rápido que a luz.

Um comentário: